Cousas e Causos
 
terça-feira, setembro 18, 2007
Gentileza


Outro dia, o assunto era respeitar leis e regras, ser ético, etc. Me preocupou um pouco isso ser "assunto". Pra mim foi um sinal de como os valores andam distorcidos. Precisamos checar se estamos sendo éticos, se obedecemos as regras? O mais triste foi constatar que algumas pessoas, mesmo tendo consciência de que estão erradas, saem com um "prometo melhorar na próxima".

Fico irritada demais com a falta de educação das pessoas no dia-a-dia. A "Lei de Gérson" virou sinônimo de esperteza, e as pessoas que respeitam as outras, mesmo quando não são respeitadas ficaram com o rótulo (eu mesma assumi o rótulo) de "Manés". Paraí!!! Mané não!!! Ora! Eu sou educada e respeitadora e se todos fossemos, não seria necessário eu me preocupar em mostrar a minha filha como "não ser", me preocupar em mostrar a ela que mesmo que determinadas atitudes pareçam "ixperrrrtas" são um desrespeito.

Eu preferiria muito mais educar com as minhas atitudes, pelo exemplo. Eu descobri o prazer de ser gentil, só pra ser gentil. Sorrir, dar a passagem, esperar o pedestre atravessar (mesmo quase me arrependendo por causa da lerdeza da cavalgadura). Procuro fazer dessas atitudes um hábito. Não é fácil, mas ser gentil ainda é uma opção, ter respeito pelo outro e respeitar as leis, não é.

Agora, o prazer máximo da gentileza, o ápice, o nirvana é responder a uma grosseria, contrariando todos os instintos que te dizem pra revidar o agravo à altura, com uma gentileza, sorrindo docemente, enquanto o imbecil chafurda na própria falta de elegância.

Postado por Claudia @ 10:38 AM  
7 Comments:
  • At terça-feira, setembro 18, 2007 12:58:00 PM, Blogger Isabella said…

    É isso, né, minha amiga? Gentileza, educação, respeito ao outro não deveriam ser vistos como gestos de que se orgulhar, mas como algo tão natural que a gente nem notasse que existe, né? Amei o post, super bem colocado!

     
  • At terça-feira, setembro 18, 2007 1:07:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Passei pra deixar um beijo e encontrei a ode à gentileza. Adorei! Ser gentil não custa nada e abre tantas portas, né?
    Beijo...

     
  • At terça-feira, setembro 18, 2007 2:29:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Clau, concordo em gênero, número e grau. Só ainda não atingi o estado iluminado para responder com gentileza a uma grosseria. Quem sabe um dia chego lá...Bjs

     
  • At terça-feira, setembro 18, 2007 3:52:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Clau, realmente esse assunto " deu o que falar no LV".
    Concordo com vc, mas infelizmente apenas uma minoria pensa dessa maneira.Uma pena.
    Concordo com a Dê: também não consigo me segurar e ser gentil frente a uma grosseria.Quem sabe um dia!
    Bjkas

     
  • At terça-feira, setembro 18, 2007 4:23:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ai, Claudia, eu queria muito, mas MUITO mesmo implementar o 'gentileza gera gentileza' em meu cotidiano, mas depois de três dias com a sogra em casa, não dá...
    Beijos, linda!

     
  • At quarta-feira, setembro 19, 2007 8:23:00 AM, Blogger Isabella said…

    Ô, Chris! Mas isso não vale prás sogras não, né, Cláudia? Aí já é demais, fia. Não é gentileza, é auto-flagelação :o)

     
  • At quinta-feira, setembro 20, 2007 1:41:00 AM, Blogger Nonô Joris said…

    gentileza gera gentiliza. não é assim? fácil né. pena que muiita gente ainda não entendeu.
    meu lema é esse: gentileza gera gentileza.

    bjk nono

     
Postar um comentário
<< Home
 
Lilypie 5th Birthday Ticker

O que ando ouvindo:
  • as compilations dele :)
  • Eu

    Nome: Claudia
    Onde Moro: Brazil
    Saiba um pouco mais sobre mim

    Estamos também em
    Blogs que visito
    Sites que recomendo
    Posts Anteriores
    Arquivos
    Créditos
    Contato
    Template by

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    www.flickr.com
    This is a Flickr badge showing public photos from Claudia A. tagged with blog. Make your own badge here.