Cousas e Causos
 
quarta-feira, setembro 19, 2007
Da Série - História Inventada: Juraci, a índia

Juraci era uma menina muito bonitinha, que morava na floresta. Ela morava numa tribo de índios perto de um rio.

Juraci gostava de nadar no rio com seus amigos e de conversar com os bichos da floresta.

_Oi Sr. Macaco, comeu muitas bananas hoje?
_Sim Juraci, estou com a minha barriguinha bem cheia!

_Olá D. Onça, correu bastante pela floresta?
_Hoje não Juraci, minha pata está machucada, fiquei descansando.

Juraci tb gostava muito de viver com a sua família numa oca, onde todos os seus parentes moravam juntos. Os pais, os irmãos, os avós, tios e primos.

Um dia, Juraci deve que deixar a sua tribo. Ela queria muito estudar, aprender a ler e a escrever, para poder contar a todas as histórias que os bichos da floresta lhe contavam, e na tribo não havia escolas. Lá foi a indiazinha, morar na cidade.

No começo ela ficou muito assustada. Todo aquele barulho, a fumaça. Muito movimento. E aqueles carros, meu Deus! Como passavam rápido. Aos poucos ela foi se acostumando.

No primeiro dia de aulas, Juraci percebeu que as outras crianças não chegavam perto dela. Muitas delas, cochichavam e riam. A menina ficou muito triste. Os dias foram passando e nenhuma criança queria conversar com ela porque ela era diferente. Seu cabelo ela muito preto e liso, sua pele morena e seus olhos amendoados denunciavam sua origem. Muitos diziam que índios eram sujos e tinham piolhos. Que eram selvagens e que não aprendiam.

Juraci ficou muito triste mesmo, já estava até pensando em deixar a escola.

Um dia, uma outra menina apareceu na escola. Seu nome era Jussara.

Jussara logo se aproximou de Juraci e a indiazinha até se assustou. Jussara era muito falante e logo as duas ficaram muito amigas. Jussara conversava muito com Juraci e foi dizendo a ela que as pessoas, muitas vezes, tem medo do que não conhecem, ou do que é diferente do que elas estão acostumadas.

Juraci logo se animou de novo. E as amigas se divertiam a valer. Jussara já sabia de todas as histórias de bichos e teve uma idéia. Porque não pediam à professora que deixasse Juraci contar uma de suas histórias?

Quando Juraci começou a contar uma de suas histórias as crianças da sua sala ficaram muito surpresas. Era uma história muito bonita sobre os bichos da floresta.
No final do dia, alguns colegas vieram conversar com Juraci sobre sua vida e suas aventuras. E conforme os dias foram passando todos perceberam que, apesar de diferente, Juraci era muito bacana.
Postado por Claudia @ 4:06 PM  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Lilypie 5th Birthday Ticker

O que ando ouvindo:
  • as compilations dele :)
  • Eu

    Nome: Claudia
    Onde Moro: Brazil
    Saiba um pouco mais sobre mim

    Estamos também em
    Blogs que visito
    Sites que recomendo
    Posts Anteriores
    Arquivos
    Créditos
    Contato
    Template by

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    www.flickr.com
    This is a Flickr badge showing public photos from Claudia A. tagged with blog. Make your own badge here.